domingo, 23 de fevereiro de 2014

O Poder Corrompe.

Por Mariana Campos 


   Desde que as manifestações se iniciaram no Brasil, tornou-se corriqueiro vermos os veículos de informação noticiando confrontos entre policiais e manifestantes. Essa situação é problemática, e torna-se agravante a partir do momento que inocentes são feridos, muitas vezes acutilados por policiais que agem precipitadamente no ato de manter a ordem , tornando a presença da polícia uma ameaça.
   O vandalismo é a principal motivação para uma resposta repressiva da polícia, a qual diversas vezes dispara balas de borracha ou gás lacrimogênio diretamente sobre os manifestantes, ou até mesmo praticam espancamento, não fazendo a distinção entre vândalos e manifestantes pacíficos. Quando assume essa conduta, o policial se vê com plenos poderes nas mãos e age sem consciência moral alguma, o que o transforma de protetor à tirano.
   Orientar os policiais é o primeiro passo para garantir o direito à manifestação pacífica. Essa orientação, que deve partir do comando policial ou do próprio governo, deve ter como lema a prevenção, que seria posta em prática através de medidas como a abordagem de indivíduos suspeitos, tais como pessoas mascaradas. A abordagem deve buscar armas, bombas e outros artefatos que podem ser utilizados na prática do vandalismo. Medidas preventivas possuem grande importância pois podem evitar confrontos. E, caso um confronto ocorra, a orientação, deve consistir na proibição do disparo de armas de efeito moral sobre aglomerações de pessoas, bem como a determinação de que o uso da força só será permitido em indivíduos comprovadamente perigosos para a segurança.
   Aglomerações de pessoas, como no caso das manifestações, exigem a presença policial, não apenas para conter o vandalismo, mas também garantir a segurança de quem participa ou observa o ato. Por isso, os órgãos competentes devem conduzir investigações com a finalidade de apreender policiais que forem identificados com má conduta e abuso de poder. 

2 comentários:

  1. A grande problemática é que os dois lados persistem em agir errado. Acredito que os policíais deveriam parar de coibir com o uso da força (bomba de efeito moral, etc) somente se houver vandalismo. E os manifestantes mudarem a mentalidade de sair preparados para uma batalha.

    ResponderExcluir
  2. Sim, André, os dois lados agem errado. Eu concordo com você e ainda posso complementar que acredito que uma ação gera a outra, e tudo isso só acaba se um dos lados baixar a guarda.
    Obrigada por ler,
    Abraços.

    ResponderExcluir



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...